domingo, 29 de agosto de 2010

Galeria de retratos, jantar, família





As fotografias são do dia dos anos da Trezzu e do João (ver entrada modificada do dia 19). A ocasião foi o jantar de sexta-feira, que pode considerar-se de despedida a Bruxelas da Sofia, do Diogo, da Xá e da Constança (Nini). Partem para Paris hoje. A Sofia, que é a minha torre, vai continuar comigo mas um pouco mais longe.

Foi, sobretudo, uma forma de estarmos todos juntos e de saborear um bom jantar.

Como previsto, fomos ao Brasero, onde a Carol e o António nos tinham precedido na ante-véspera. Com o Carlos, vou lá imensas vezes, principalmente para saborear uns dos melhores rins de Bruxelas. A Inês e o João não conheciam.

Nas entradas, a Sofia e eu acertámos no jackpot: um poêlée de coquilles de Saint-Jacques aux petits légumes. Outras entradas: os inevitáveis croquettes de crevettes (que constituiram a refeição da Xá, comida apenas pela metade ou nem isso) e um carpaccio de boeuf (também havia de espadarte) com fatias levemente mais grossas do que gostamos.

Nos pratos, uma variedade de carnes grelhadas (onglé, filet pur, entrecôte), para a Sofia, os rognons e, para mim, os ris de veau. Delicioso.

Nesse dia, já andava cansado e, principalmente no fim do jantar, com estar sentado tanto tempo de seguida e com o barulho, fiquei extenuado. No dia seguinte, fiquei na cama até às quatro e meia e só nessa altura tomei duche e me arranjei.

Mas tudo correu bem e gostei imenso. É esta companhia que me dá coragem e força. Com a família à minha roda, acho que posso enfrentar todos os obstáculos.