segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Barack Obama – 44º Presidente dos Estados Unidos

Barak Obama prestará juramento como Presidente dos Estados Unidos na próxima terça-feira. Espero estar em casa para assitir à cerimónia de investidura... Até agora, o seu caminho tem sido praticamente isento de erros. Houve a excepção de Bill Richardson (dificilmente previsível num homem que fora candidato à Presidência) e a controversa nomeação de Hillary Clinton para Secretária de Estado – mas isto para quem, como eu, pensava que ela era a melhor candidata à Presidência, só pode merecer aplauso. Principalmente, Obama tem dado uma imagem de confiança, absolutamente necessária nos tempos que correm, nesta fase de enormes dificuldades económicas e duma expectativa eventualmente exagerada de o novo Presidente de responder às expectativas dos cidadãos que o elegeram. Não tem prometido a Lua mas tem, em sucessivos discursos, dado a impressão de que não se trata de «business as ususal». O primeiro Presidente negro dos Estados Unidos pretende deixar uma marca pessoal na história desse país. Provam-no as suas referências constantes a Lincoln.

Para todos nós, da minha geração, que assistimos ainda, espantados e esperançados, aos discursos de Martin Luther King, à chamada luta pelos «civil rights», a investidura de Obama é o culminar de algo que não acreditávamos poder ver nas nossas vidas. Obama não é descendente de escravos mas a sua mulher e as suas filhas são-no! Isto não nos deve afastar dos problemas concretos e das decisões necessárias que o novo Presidente deve tomar. O encerramento de Guantanamo e a decisão de rejeitar qualquer forma de tortura nos interrogatórios da CIA serão exemplos do que esperamos nos primeiros dias. O resto virá depois. Se isto vier, temos o direito de ter esperança: a esperança de que um homem novo traga consigo uma nova forma de pensar os Estados Unidos, um país que, nos seus melhores momentos, contribuiu de forma notável para o progresso da humanidade mas que, nos piores (como no Médio Oriente), só tem prejudicado uma possível solução de problemas difíceis, controversos e complicados. Melhor que Bush, todos seriam. Mas o desafio com que Obama se confronta é o de ser um Presidente da laia de Lincoln ou Franklin Roosevelt. Nada fácil! Mas algo em que podemos ainda acreditar. Há certos homens (poucos, é certo) que podem mudar a História. Que Obama seja um deles!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Congratulations Mr Presidente! E ja esta! Obama o 44 presidente dos US e o primeiro negro a ser eleito para este lugar. Vi parte da cerimonia e confesso que me comovi e tive a perfeita sensaçao, como milhoes de outras pessoas, de estar a assistir a um momento historico. 20 de Janeiro de 2009. O Diogo tinha 16 anos e ele também nao se vai esqueçer.

21 janeiro, 2009 17:07  

Enviar um comentário

<< Home