segunda-feira, 26 de junho de 2006

Que vergonha!


Os jornais desta manhã embandeiraram em arco com a qualificação de Portugal para os quartos de final do Campeonato do Mundo de futebol. Fiquei contente com o resultado. Ainda bem que passámos a Holanda e conseguimos o apuramento!

Mas será isto razão suficiente para esquecer a autêntica vergonha que foi o jogo de ontem? Ou, como faz hoje a imprensa falada e escrita, para lançar todas as culpas sobre o árbitro (que, sem dúvida, muitas tem!), esquecendo que as faltas mão foram suas, mas dos jogadores? Em particular, como qualificar a entrada de Boulahrouz sobre Cristiano Ronaldo, que o árbitro (mal) sancionou apenas com cartão amarelo? Ou a cabeçada de Figo (era ele que devia ter saído com cartão vermelho, e não Deco, cuja segunda falta foi, em comparação, relativamente banal)? Ou ainda a atitude de Heitinga que, ao não devolver uma bola lançada para fora pelos portugueses que atacavam para permitir assistir um futebolista caído, deu origem à primeira falta de Deco?

Para quem gosta de futebol – do jogo, da entrega de tantos jogadores, do entusiasmo dos adeptos – estas coisas são simplesmente lamentáveis. E escondê-las, não é boa política. Ora, a verdade é que, hoje, ao ler os jornais, ao ouvir a televisão, parece que o jogo se passou no melhor dos mundos, apenas levemente manchado por uma péssima arbitragem. Assim, não se ajuda o futebol.

Para além de que (cert)os jogadores portugueses também não ajudaram a equipa, ao colocá-la na situação de enfrentar a Inglaterra sem Costinha e Deco, e (quem sabe?) de jogar as meias-finais com as reservas, se houver mais amarelos no próximo jogo.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mas que desilusão, Zé Pedro: depois de uma tão prolongada ausência o teu primeiro post é sobre futebol?!?
e ainda por cima sobre aquele jogo miserável que foi o de ontem, praticado por profissionais arruaceiros, que passam o tempo a insultar-se uns aos outros (e a nós, que perdemos tempo a ver)...espero que o Figo tenha um cartão amarelo logo no inicio do jogo com a Inglaterra, de forma a não poder jogar mais. Assim fica despachado. mas claro que não foram só os Portugueses, aquilo começou logo a matar com a agressão ao C.Ronaldo...
E que vergonha o Blatter(outro bandido, eleito com os votos de gente indescritivel e completamente corrupta, como os da federação das caraíbas) a vir dizer que a culpa era do árbitro. De facto os interesses dos grandes clubes têm de ser defendidos, e que eu saiba o clube dos árbritos ainda não faz parte dos grandes...Os árbitros não passam de uns serventes, veja-se o que vai por Itália.

26 junho, 2006 14:28  
Anonymous Anónimo said...

Carlos, Falta-me disposição (e braço) para escrever sobre coisas mais interessantes. Mas vejo que também te interessaste pelo jogo e pela violência gratuita de ontem. Parece-me que, gostando de futebol (eu até nem gosto muito), o que se passou devia ser denunciado. Quanto ao resto, estamos de acordo: tudo começou com a falta sobre o Ronaldo (mas a primeira parte, depois disso, até nem correu muito mal); espero que o Figo tenha outro amarelo rapidamente; e gostava (sem nisso acreditar) que o bandido do Blatter vá pregar para outra freguesia. Vamos almoçar?

26 junho, 2006 16:10  

Enviar um comentário

<< Home