quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Livros

No chão, em prateleiras, em cima dos móveis, em cada um dos cantos da sala, debaixo dos sofás, amontoados nas cadeiras escondidas por debaixo da mesa de jantar e arrumados à pressa quando há convidados, deixados nos degraus das escadas que vão para o primeiro andar, para o segundo andar, para o sótão... Falta-me uma estante na sala, faltam-me estantes no corredor do primeiro andar, faltam estantes no meu escritório - faltam-me estantes, sobram-me livros. Não me interessam primeiras edições, não gosto de livros de bolso e já pensei em encadernar alguns. Perguntam-me se li todos os livros que tenho: claro que não! Mas tenho-os ali, à mão de semear, para quando me apetecer pegar-lhes. Tenho os livros porque gosto deles e para os ler - um dia. Sem livros, não me reconheceria a mim próprio.