sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Filme sobre Agostinho da Silva na Orfeu (Bruxelas)



No próximo sábado, às 18 horas, na Orfeu - a livraria portuguesa de Bruxelas - tem lugar a projecção do filme Agostinho da Silva – Um Pensamento Vivo, realizado por João Rodrigo Mattos.

Do programa: «Filmado entre Fevereiro de 2001 e Setembro de 2003, em Portugal e no Brasil. Todas as cidades por onde passou nos dois países foram visitadas e os sítios onde esteve, filmados. Mais de 60 personalidades que privaram, trabalharam, estudaram ou escreveram sobre Agostinho foram entrevistadas. Acrescenta-se a isto uma pesquisa iconográfica, fotográfica e bibliográfica minuciosa, além de imagens de arquivo de todas as aparições do Prof. Agostinho da Silva na TV, nas décadas de 80 e 90. Realizado em colaboração com a Associação Agostinho da Silva (http://www.agostinhodasilva.pt/entrada.htm).»

Sobre Agostinho da Silva, que Eduardo Lourenço considera como o pensador mais original do século XX português, diz esta associação: «Herdamos uma vida, uma obra e uma mensagem singulares, que tocam o mais fundo do espírito e do coração de imensas pessoas em todo o mundo, originando um movimento cívico espontâneo de simpatia e interesse, a nível nacional, lusófono e internacional, pelo (seu) exemplo e (...) pensamento.»

Por mim, não esqueço aquele programa de televisão onde lhe perguntaram a sua opinião sobre a morte. Ao que ele respondeu: «Sobre a morte, não posso falar, porque dela nada sei: ainda não morri!» Teve graça mas é caso para dizer que, depois de ter morrido, também lhe seria difícil fazê-lo...

Livraria ORFEU
43, Willem de Zwijgerstraat
Rue du Taciturne, 43
1000 BRUSSEL-BRUXELLES - België-Belgique
(Metro: Schuman ou Maalbeek)
orfeu@skynet.be
www.orfeu.net