quinta-feira, 18 de maio de 2006

Morrem cedo os que os Deuses amam








(Alexandre Magno)




Quando preparava o meu breve artigo (prefiro chamar-lhes artigos, a estas peças que aqui coloco; em vez de entradas, que me parece ser o termo consagrado no mundo dos blogues, mas que me desagrada) dedicado a Cesário Verde, encontrei, citada por Joel Serrão a propósito de Carlos de Oliveira, esta frase conhecida e bastante bela: «Morrem jovens aqueles que os Deuses amam».

Julgava, não sei porquê, que ela teria sido dita pela primeira vez por Verlaine, referindo-se a Rimbaud, quando este morreu. (As relações entre Verlaine e Rimbaud foram, como se sabe, exaltadas e tumultuosas: um bom tema para um futuro artigo!) Mas não consegui descobrir nada que confirmasse esta impressão. Por outro lado, parece que Fernando Pessoa a usou a propósito da morte de Mário de Sá‑Carneiro. Mas eu estava convencido, no entanto, de que Pessoa não teria sido o seu autor.

(Ao mesmo tempo, lembrei-me do verso de Camões, dirigido a D. Sebastião: «Maravilha fatal da nossa idade», que também é lindo, mesmo se D. Sebastião o não merecia!)

De seguida, pensei ter encontrado a solução quando dei com uma frase muito parecida, de Nietzsche (na «Origem da Tragédia»). O texto é o seguinte: «Placés entre l'Inde et Rome et contraints de choisir entre deux tentations, les Grecs surent inventer une troisième forme (la tragédie), d'une pureté toute classique. Certes, ils n'en jouirent pas longtemps. Mais pour cela même ils la firent immortelle: car les favoris des dieux meurent tôt, c'est une loi qui régit toutes choses; même s'ils sont assurés de vivre ensuite auprès d'eux pour l'éternité.»

Mas, mais tarde, uma outra referência, no «Google», diz-me que se trata de um aforismo helénico! E eu continuo na dúvida – e à procura.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

É realmente um aforismo helénico.

http://books.google.pt/books?id=1mJoIZygkEgC&pg=PA338&lpg=PA338&dq=morrem+jovens+aqueles+a+quem+os+deuses+amam&source=bl&ots=ITIaWtOtkC&sig=l40gLHi2r4_SbDGXoAZ3iAHAdlw&hl=en#v=onepage&q=morrem%20jovens%20aqueles%20a%20quem%20os%20deuses%20amam&f=false

05 setembro, 2012 13:36  

Enviar um comentário

<< Home