Lagrimita
O Dico volta hoje para a Suíça. Acabou mesmo agora de sair de casa com a Mãe para o aeroporto. Gostei de o ver e de o ter por cá com o rodopio de idas e vindas que animaram a casa nestes dois a três dias. Tenho a impressão de que cresceu um pouco nas quatro semanas que passaram desde o início do curso. Mesmo se há aspectos do colégio, nomeadamente o regime de internato com esta inevitável separação dos amigos de sempre, que lhe causam alguma natural contrariedade (é preciso não esquecer que o Dico era o centro de um grupo extremamente variado e, de certa forma, o traço de união entre amigos vindos de vários colégios e quadrantes diferentes que nunca se reduziram aos seus colegas da Escola Europeia, e cujo quartel-general, como diziam, se situava no primeiro andar da nossa casa), não me parece que o seu empenho e a sua determinação estejam a vacilar. Amadureceu. Está a aprender a viver sozinho – com as dificuldades de adaptação que isso acarreta mas também com aquela confiança que nele se revela sempre de forma discreta. Para além do mais, e embora muitas provas e exames aconteçam antes disso, está ansioso pelo momento em que mergulhará na fase dos estágios – nessa primeira experiência de contacto com a realidade e os aspectos práticos da vida fora da escola, nomeadamente de um trabalho quotidiano regular e independente. Está a preparar-se cuidadosamente para a escolha dos melhores hotéis de Genève, sabendo que nem tudo depende dele ou do seu trabalho.
A forma como fala da sua experiência recente conforta-me. Tem um olhar lúcido sobre o que o espera – os pontos positivos e negativos da sua nova realidade. Tem principalmente a noção de que o sucesso no curso está ao seu alcance, com trabalho, seriedade, sentido de organização, atenção aos detalhes e cuidado nas relações com os professores e colegas. Ao mesmo tempo, não o abandonou uma saudável dose de ironia, que lhe facilita a adaptação a este ambiente em que as principais dificuldades são as de superar a solidão inicial. Basta vê-lo a descrever os diversos passos da sua aprendizagem dos aspectos práticos do food & beveradge. Saio deste fim-de-semana muito contente e confiante.
Boa sorte Diquinho. Deste lado, o Pai está a torcer por si com todas as forças. E até breve.
4 Comments:
Je taime ! :D
Querido Zé Pedro
Que bom e que orgulho ver os nossos filhos com asas e saberem voar para atingir os seus objectivos!
Que corra tudo o melhor possivel ao Diogo!
Um grande beijinho
Teresa
Grande Dico ! Tambem eu estou contente com as noticias. Há oportunidades unicas na vida... e que convem aproveitar porque dificilmente se repetem ! E que bom vai ser ter-te a trabalhar nos melhores hoteis do mundo... e que bom vai ser aproveitar-te ! TP
Dico,
Para o caso de não saber, esta mensagem é do Tio Pedro... Qui d'autre...
Beijos.
Enviar um comentário
<< Home