terça-feira, 16 de junho de 2009

Maria João Pires

Não é obviamente que o governo deva financiar todas as ideias dos grandes artistas portugueses. Longe disso! Mas que esta escola de Belgais, o projecto de ensino artístico criado pela pianista Maria João Pires, vá fechar «devido a um arresto de bens e à falta de apoios», devia dar-nos motivos para (re) pensar a política cultural do nosso país.

Acontece que os subsídios do Ministério da Educação (única fonte de financiamento) bem como o mobiliário e instrumentos da escola estão arrestados. Deixou de haver apoios financeiros, da autarquia (Castelo Branco) ou do Ministério da Educação. Maria João Pires partiu para o Brasil e, ao que sei, tornou-se cidadã brasileira e renunciou à nacionalidade portuguesa.

Tudo bem! Mas trata-se da mais extraordinária pianista portuguesa de sempre. Num Estado que financia tantas coisas, não se encontrou lugar para ela? É difícil de compreender.

1 Comments:

Anonymous carlos said...

parece mesmo impossível de compreender...
mas não será a última a mudar de nacionalidade.
penso que também se meteram pelo meio alguns problemas graves de saúde que não devem ter ajudado, de modo que é assim, menos uma grande pianista portuguesa.

18 junho, 2009 18:23  

Enviar um comentário

<< Home