terça-feira, 5 de outubro de 2010

Quimioterapia no centenário da República

Dia da quimioterapia a coincidir com o centenário da I República. Há comemorações em Portugal; por aqui, comemoro, efectuando o meu tratamento.


Disseram-me do hospital que bastava aparecer por volta das duas da tarde. Deito-me a adivinhar: quarto livre só a partir dessa hora? transfusão desnecessária por serem boas as análises do sangue ontem efectuadas? Saberei tudo isto daqui a poucas horas. Estes parágrafos são apenas desperdício de esforços. Mas só tenho tempo livre pela minha frente... Melhor aproveitá-lo.


Voltei a dormir muito pouco mas ocorreu-me a ideia de que tenho encarado o problema das insónias pela via errada. Ou seja que, ao menos desde há algum tempo, não seriam estas mas a falta de ar e as dificuldades de respiração que seriam responsáveis por acordar tão cedo e por não readormecer. Verifico que nos últimos dias tenho adormecido bem mas que acordo invariavelmente três horas depois sem conseguir respirar plenamente e sem posição na cama. Por outro lado, quando desci para a sala ontem e anteontem, também não consegui encontrar posição deitada no sofá e tive, minutos depois, que me sentar direito, encostado às almofadas. Mas tenho sono e, quando, por exemplo, vou buscar um copo de água ou por qualquer razão me levanto, sinto-me como um sonâmbulo. Se tiver razão, então toda a minha estratégia presente está errada e tenho que aproveitar todos os momentos de sono, a qualquer hora do dia, para tentar adormecer – ao contrário do que faço agora, que os evito. Vou falar à Meert hoje e com o Mertens (psiquiatra) amanhã por telefone.


Será que estas dificuldade de respiração acrescidas significam que as coisas, no plano físico, estão a piorar? Não tenho nenhumas outras razões para pensar assim: no máximo, uma correspondente maior dificuldade de engolir que deve ter a mesma origem e ma respiração ruidosa. No resto, tudo continua aparentemente bem: nenhumas dores, náuseas, vómitos, etc.. Estado geral excelente fora algum cansaço à noite, principalmente se me esforço mais do que é hábito. Mobilidade quase perfeita. Um pouco de tosse mas nada que não seja suportáve


O Dico disse-me para escrever um artigo sobre o Lula. Boa ideia. (Este blogue está a transformar-se no diário de uma insónia). Vou alinhavar alguns pensamentos na clínica para tentar terminar antes do fim-de-semana.

3 Comments:

Anonymous Teresa Castro said...

Querido Zé Pedro,
Que corra tudo bem, nesta próxima sessão!
Bjs
Teresa

05 outubro, 2010 13:24  
Anonymous Teresa said...

Querido Zé Pedro
Tive os nossos filhos e as nossas netas cá em casa a fazer um brunch, no Domingo, dia da partida para Paris. Reminiscências dos brunchs em sua casa...Achei uma enorme diferença na Constança, a interagir já imenso connosco, e a Xá, queridíssima, como sempre, meiga, crescida!
Que tudo corra bem e se sinta revigorado depois deste "ataque" ao monstro!
Um grande beijinho
Teresa

caro Zé Pedro
não pense que tenho esdo a leste e/ou desinteressado com o que se tem passado.
sei que a Teresa tem contactado consigo e tenho sabido as novidades sempre em cima da hora.
não quero nesta oportunidade deixar de lhe desejar que corra tudo bem em mais uma "quimio", alias como tem acontecido.
cá o esperamos para os anos da Inês.
abraço e que tudo corra bem. eu também estou consigo.
Zé Caetano

05 outubro, 2010 15:56  
Anonymous Zé Pedro said...

Teresa e Zé Caetano,
Como sempre, desse lado, sempre a mesma amizade que me conforta e encoraja. Nem me permito agradecer as vossas palavras apenas porque entre amigos não é necessário fazê-lo. A quimio está agora a acabar e correu bem. Bem hajam.

05 outubro, 2010 19:02  

Enviar um comentário

<< Home