sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Respirar, engolir, tiróide e depois, para alegrar, Vargas Llosa e família

Estou a escrever muito cedo. Já estou mesmo farto das minhas insónias e decidi recomeçar a viver como antes do cancro, ou seja, a dormir quando tenho vontade, seja de noite, manhã ou tarde. Assim, acordado por volta das quatro, voltei para a sala e deitei-me no sofá. Dormi alguma coisa. São oito horas agora.


Já disse que a quimioterapia correu de novo bem e, mais uma vez, e pelo menos dois dias já passados, sem efeitos secundários. O que me preocupa agora — porque há sempre qualquer coisa que me preocupa — são os problemas de respiração e deglutição. A zona à volta da tiróide duplicou ou triplicou de volume e faz-me pressão sobre a garganta. Respiro (não tive problemas de asfixia durante a noite e ainda tenho posição sentada e deitada de forma confortável, se bem que não por muito tempo de seguida) e engulo, mas muito mais dificilmente — as minhas refeições agora são sopas. Já tinha chamado a atenção do Dr. Depaus (ortografia corrigida) sobre tudo isto mas é verdade que, na altura em que ele me viu, o inchaço não era tão evidente. Vou falar-lhe logo que ele chegar às nove. Estou mais descansado porque a Sofia, Diogo e crianças chegam esta noite: não vou estar sozinho.


Fiquei muito contente com a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a Mário Vargas Llosa e estou a preparar o artigo que quero inserir aqui no blogue, possivelmente ainda hoje mas, ao mais tarde, amanhã.


E, Dico, não esqueci do artigo sobre o Lula mas ficará para depois do Vargas Llosa — provavelmente para domingo. Beijinhos para si.


E ainda para a Inês e Trezzu, de quem tenho saudades. Da Sofia et alii de Paris também mas já disse que os verei ainda hoje.


7 Comments:

Anonymous carlos said...

que chatice!
eu que estava todo entusiasmado com o nosso almoço no "Un Posto al Sole". Fica para a próxima semana, quando estiveres um pouco mais aliviado e puderes comer coisas boas que não sejam sopas.
ficamos à espera do teu artigo sobre o Vargas Llosa.
Abraço

08 outubro, 2010 11:08  
Anonymous Anónimo said...

Zé Pedro,

Tenho tido notícas suas pela Vanda e Leninha.
Não posso contudo deixar passar mais tempo sem deixar aqui uma mensagem de apoio, esperança e muita coragem.
É impossível não ficarmos muito sensibilizados com as descrições do que tem sido o seu dia a dia em termos emocionais, não podendo deixar de admirar, ao mesmo tempo, o lado humorístico que consegue manifestar, sempre que a ocasião o proporciona.
Fique tão sereno quanto seja possível.
Um grande beijinho
Nané

09 outubro, 2010 11:16  
Anonymous Trezzu said...

Papou, vou agr arranjar-me para sair com as minhas amigas. Espera me uma noite no LUX (melhor discoteca portuguesa ;)). Espero que hoje consiga dormir. Vou estar sempre a pensar em si. Um grande beijinho para todos, e um especial para si. Je t'aime et tu me manque :)

09 outubro, 2010 22:47  
Anonymous Anónimo said...

Hoje adormeceste. Partiste assim de repente, embora não fosse de repente, mas afinal é sempre. Desde a Faculdade até Bruxelas e até sempre. Um último abraço, Fernando

10 outubro, 2010 22:46  
Blogger J. Silva Rodrigues said...

Caro Zé Pedro,

Adormeceste. Eu acordei com a notícia: dura implacável, irreversível. Deixaste-nos na tua paz já anunciada e foi-se embora o teu sofrimento. Onde quer que estejas, estarás no Céu porque, apesar de teres dito que não eras crente, Deus tem um lugar muito especial para ti. Tu eras bom e Deus tem lugares especiais para todos os seus filhos. Rezo por ti e desejo que repouses em paz. Um último abraço de amizade. Joaquim

11 outubro, 2010 23:17  
Anonymous Pedro Pessoa e Costa said...

Primo irmao
Não te escrevo mais.Não oiço mais os teus conselhos. Não nos rimos mais das historias de familia mal arrumadas. Não mais te tenho por mim.
Sei que não posso dizer que partiste sem te despedires, porque estes ultimos meses estivemos ainda mais em contacto, em dialogo, em familia. Porque, sem sabermos, nos fomos aproximando mais deste dia. Mas foste rapido demais, caramba!

Eu cá fico, como sempre, contas comigo para tudo. Sabes que sim. Vou ter saudades de te ouvir e de te ler. Até um dia destes. E obrigado por tanto.

12 outubro, 2010 01:44  
Anonymous Mafalda said...

Querido Zé Pedro,

Aqui vai um beijinho que sei vais receber. Estás em paz mas deixas um vazio muito grande. Estarás sempre presente nas nossas orações!

Mafalda

15 outubro, 2010 16:43  

Enviar um comentário

<< Home