Homossexuais na Lituânia
O Parlamento lituano aprovou ontem uma lei para a «protecção de menores» que proíbe toda a «publicidade» de relações homossexuais, bissexuais e poligâmicas. As associações de defesa dos homssexuais preparam-se para pedir ao Presidente que não a promulgue. Não se sabe ainda qual será a decisão final; mas a verdade é que 77 deputados votaram a favor, três contra e houve quatro abstenções. E toda esta gente faz parte da União Europeia.
Espero que também façam parte do Conselho da Europa porque, assim, esta lei poderá ser considerada discriminatória e o Estado lituano condenado a pagar indemnizações aos homossexuais perseguidos. E espero que a jurisprudência do Tribunal de Justiça, órgão jurisdicional máximo da União Europeia, defina, em casos como este, de forma inequívoca, os direitos das minorias. Fala-se muito de aceitar os valores europeus - mas, infelizmente, apenas quando se trata de contestar os valores do Islão. Ora, um dos valores europeus, se é que tal coisa existe, é certamente a tolerância. A lei aprovada pelo Parlamento lituano não se conforma com essa exigência - europeia!
Pela minha parte, o que posso fazer é inserir neste blogue imagens destinadas a defender estas minorias ameaçadas. Como vêem, já comecei!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home